terça-feira, 10 de maio de 2011

apresentação II



gambozinos s. f. pl.
1. Ictiol. Peixes ou pássaros imaginários, para a pesca ou caça dos quais se convida o pacóvio, que certos graciosos querem enganar.
Beira, Trás-os-M. andar aos gambozinos: vadiar.
Esta definição chegava para explicar a razão de ser do nosso blogue. E nem é preciso explicar quem são os "pacóvios" e os "certos graciosos"...

Quando era miúdo, cheguei a fazer, nos verões passados em Vila Nova de Milfontes, umas investidas nocturnas ao rio, em busca de gambozinos. E excusado será dizer que nunca encontrei nada, a não ser mosquitos e uns luminosos pirilampos que esvoaçavam pela planície, enquanto os petizes como eu procuravam, ansiosos, pelos desconhecidos bicharocos, para deleite dos mais velhos.

Não sei se o meu amigo Ricardo também foi assim enganado como eu, quando era um pequenote, mas a verdade é que os anos passaram, os "certos graciosos" são outros, só que os "pacóvios" continuamos a ser nós. Prometem-nos este mundo e o outro. O emprego, o crescimento económico, a qualidade de vida, o apoio social, o serviço nacional de saúde, a cultura, a justiça cega e célere, a tal educação exigente e de qualidade... Enfim, os gambozinos dos nossos dias.

E nós - leia-se os "pacóvios" - perdemos o nosso tempo a tentar descobrir quais dos "certos graciosos" nos querem enganar menos...

É assim que tem sido e, ao que parece, assim continuará a ser. Aqui na terra dos gambozinos.

Bem-vindos!!!

3 comentários:

  1. Não podias ter feito melhor comparação!!

    "O emprego, o crescimento económico, a qualidade de vida, o apoio social, o serviço nacional de saúde, a cultura, a justiça cega e célere, a tal educação exigente e de qualidade" são, como bem dizes, "os gambozinos dos nossos dias".

    Cabe-nos a nós, pacóvios, não permitir que esses "certos graciosos" dos nossos dias continuem a enganar-nos!

    Esse "basta" já devia ter começado há muito tempo, mas sempre temos o próximo dia 5 de Junho para o gritar bem alto!!

    Vou continuar a acreditar nesses gambozinos.

    Vou continuar a lutar por esses sonhos (porque "o sonho comanda a vida")!

    Acredito que unidos, estes pacóvios sonhadores podem construir um Portugal melhor!

    É necessário acreditar em nós e acima de tudo continuar a acreditar em Portugal!

    Quando era mais pequenota, diziam-me que o canto de algumas espécies de gambozinos tinham propriedades especiais, por isso e para terminar, deixo aqui alguns versos de João Monge:

    “O teu coração parece
    Uma pedra sem destino
    Dizem que só amolece
    Ao canto de um gambozino”!

    ResponderEliminar
  2. um poema musicado pelos Rio Grande...
    :)

    ResponderEliminar