sexta-feira, 3 de junho de 2011

votar à direita


No último dia de campanha eleitoral (enquanto ainda é possível mandar bitaites, porque a partir da meia-noite entramos todos em reflexão e eu vou em missão para os velhinhos de Alcoutim, que é bem mais interessante que discutir politiquices fora de prazo), importa esclarecer em quem vale a pena votar nestas eleições.

Feitas as contas, baralhando e voltando a dar, votar PS ou à esquerda do partido que está no governo acaba por ser, na realidade, querer manter tudo como está, ou seja, o sr. Engenheiro no poder. Sim, aquele que nos empurrou para a ajuda externa. Mais um défice estrondoso, mais empréstimos, mais dívida pública, um Estado cada vez mais despesista, mais frotas de automóveis para os serviços públicos, mais nomeações para a administração pública (mesmo depois de dizer que elas tinham acabado), mais gente a usufruir de subsídios e de rendimento social de inserção (ainda que não precisem deles, mas dá votos), mais empresas a fechar...

Mais, mais, mais para eles. E menos para o português comum. Menos para quem realmente trabalha as horas todas e, por vezes, até mais que isso. Menos para quem paga IRS, IVA, IMI, IMT, IUC e mais uma infinitude de "Is" que o pós-PREC nos trouxe. Ah, esquecia-me da TSU!!!

No fundo, será cada vez menos para a classe média. Mas mais para os amigos dos governantes. Sim, mais para aqueles que têm empresas que vivem de contratos milionários com o sector público.

É que votar à esquerda, ainda que não seja no PS, acabará por ser apenas um voto de protesto. Se quiserem fazê-lo, façam-no. Mas com a consciência de que serão responsáveis pela política da continuidade. E depois não se admirem quando, daqui a uns dias, vos sair da boca a habitual expressão portuguesa "ah, isto está tão mau" ou ainda "isto está cada vez pior".

Quando eu era pequeno e acreditava em gambozinos, dizia-se muito "estás mal, muda-te!" Eu diria hoje "estás mal, muda-os!" (aos do Governo, claro).

Aviso já, para quem ainda não me conhece bem: não pactuo com o (deixem-me usar esta palavra, que fica mesmo bem aqui) "regabofe" em que transformaram o meu país nos últimos anos. Voto à direita!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário