quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pelo menos não somos a Grécia




"At least we are not Greece!"
Autor: Ben, o taxista de Dublin

A melhor frase que ouvi nos últimos tempos foi esta. Realmente os taxistas são sempre mananciais de conhecimento seja em que País for.

Mas será assim tão verdade?

A crise da Irlanda é fundamentalmente financeira, afectou o sistema bancário e consequentemente o investimento privado devido à ruptura anunciada dos bancos comerciais e de investimento que foram salvos in extremis pelo bailout Irlandês. É uma crise em grande medida provocada pela crise financeira global, pela falta de liquidez e pelo pânico de infecção de mercados (em termos muito simplistas que eu não sou economista).

Portugal padece de uma crise que pouco tem de conjuntural (obviamente que a conjuntura desfavorável ajudou). Fraco crescimento, estatização da economia (em Portugal há dois tipos de empresas: Empresas Públicas ou Empresas Privadas Politizadas que vivem de contratos com o sector público), endividamento público brutal, asfixiamento da economia com impostos cobrados sempre aos mesmos, ineficácia dos serviços públicos básicos como a justiça, etc…

É notório que os pontos comuns entre os problemas de base da crise Portuguesa e a Grega são muito superiores aos pontos comuns entre a crise Portuguesa e a crise Irlandesa.

A malta na Irlanda combate a crise com um espírito animado, sabe que está mal mas sabe que já esteve muito pior e sobreviveu. Apesar de serem um país menos turístico que Portugal organizam-se de forma espectacular, promovem-se a eles mesmos como ninguém, evidenciam aquilo que tem de melhor e mesmo no meio de chuva, sorriem e dizem: This is not rain, it’s Irish weather, let’s drink a Guinness!

Aproveitam todas as oportunidades para fazer dinheiro, tudo muito organizado e com qualidade, fazendo uma ou outra promoção mas sem baixar de forma abrupta os preços. Museus organizados, com muita actividade e gratuitos para atrair mais visitantes e acima de tudo muita cerveja, diversão nocturna e segurança. E de realçar que apesar dos milhares de litros de álcool com que regam a noite respira-se segurança (com tanta CCTV, polícia e segurança privados não seria de esperar outra coisa…..quase que parece o nosso Algarve!!!!!!)

Que os nosso grevistas corporativistas profissionais aprendam pela primeira vez a estarem calados e largarem a cassete do pós 25-Abril. Olhem para o mau exemplo Grego e para o Bom exemplo Irlandês e desta vez copiem o bom exemplo.

Lá pelo facto da crise Portuguesa parecer mais grega que Irlandesa espero que o povo Português seja mais Irlandês que Grego.

1 comentário: