segunda-feira, 18 de julho de 2011

"a minha Europa"



Foi o termo que o antigo chanceler germânico utilizou para dizer que Angela Merkel está destrui-la. A frase do Der Spiegel é peremptória: "Ela está a destruir a minha Europa", acrescentanto que as suas políticas são "muito perigosas".

Ao que tudo indica, são palavras que Helmut Kohl terá proferido junto de alguns conhecidos sobre a forma como a Alemanha tem lidado com a questão da crise da dívida soberana na zona euro e sobre o papel de Merkel no desenvolvimento do projecto europeu e da moeda única.

As últimas movimentações no seio da CDU, partido do Governo, revelam que Kohl não é o único a tecer duras críticas àquela que ele mesmo adoptou como delfim política. Também o chefe do governo do estado do Hesse, Volker Bouffier, já alertou para o perigo da destruição da herança pró-europeia do seu partido, tendo declarado ao Der Spiegel que "A Europa é um projecto político. É demasiado importante para ser deixada à mercê das agências de rating."

Enquanto isso, a Alemanha continua a crescer 3,4%, com uma taxa de desemprego de tendência descendente (pelo 24.º mês consecutivo), agora nos 7%.

E a Europa de Helmut Kohl... a sofrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário